Questão 18 – ENEM PPL 2010

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Gregório de Matos definiu, no século XVII, o amor e a sensualidade carnal.

O Amor é finalmente um embaraço de pernas, união de barrigas, um breve tremor de artérias. Uma confusão de bocas, uma batalha de veias, um rebuliço de ancas, quem diz outra coisa é besta.

VAINFAS, R. Brasil de todos os pecados. Revista de História. Ano1, no 1.
Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, nov. 2003.

Vilhena descreveu ao seu amigo Filopono, no século XVIII, a sensualidade nas ruas de Salvador.

Causa essencial de muitas moléstias nesta cidade é a desordenada paixão sensual que atropela e relaxa o rigor da Justiça, as leis divinas, eclesiásticas, civis e criminais. Logo que anoutece, entulham as ruas libidinosos, vadios e ociosos de um e outro sexo. Vagam pelas ruas e, sem pejo, fazem gala da sua torpeza.

VILHENA, L.S. A Bahia no século XVIII. Coleção Baiana. v. 1. Salvador: Itapuã, 1969 (adaptado).

A sensualidade foi assunto recorrente no Brasil colonial. Opiniões se dividiam quando o tema afrontava diretamente os “bons costumes”. Nesse contexto, contribuía para explicar essas divergências

A) a existência de associações religiosas que defendiam a pureza sexual da população branca.

B) a associação da sensualidade às parcelas mais abastadas da sociedade.

C) o posicionamento liberal da sociedade oitocentista, que reivindicava mudanças de comportamento na sociedade.

D) a política pública higienista, que atrelava a sexualidade a grupos socialmente marginais.

E) a busca do controle do corpo por meio de discurso ambíguo que associava sexo, prazer, libertinagem e pecado.

Solução

No Brasil colonial, as divergências sobre a sensualidade e os “bons costumes” estavam ligados a um discurso ambíguo que associava sexo e prazer a libertinagem e pecado. Esse discurso refletia uma tentativa de controle social e moral sobre os comportamentos individuais, criando tensões entre as normas estabelecidas pela moralidade religiosa e os comportamentos reais observados na sociedade. Assim, a sensualidade era debatida e regulada através de uma visão moral que buscava controlar o corpo e a sexualidade.

Alternativa E

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