Questão 23 – ENEM PPL 2010

Questão 23 – ENEM PPL 2010

A dependência regional maior ou menor da mão de obra escrava teve reflexos políticos importantes no encaminhamento da extinção da escravatura. Mas a possibilidade e a habilidade de lograr uma solução alternativa caso típico de São Paulo desempenharam, ao mesmo tempo, papel relevante.

FAUSTO, B. História do Brasil, São Paulo: EDUSP, 2000.

A crise do escravismo expressava a difícil questão em torno da substituição da mão de obra, que resultou

A) na constituição de um mercado interno de mão de obra livre, constituído pelos libertos, uma vez que a maioria dos imigrantes se rebelou contra a superexploração do trabalho.

B) no confronto entre a aristocracia tradicional, que defendia a escravidão e os privilégios políticos, e os cafeicultores, que lutavam pela modernização econômica com a adoção do trabalho livre.

C) no “branqueamento” da população, para afastar o predomínio das raças consideradas inferiores e concretizar a ideia do Brasil como modelo de civilização dos trópicos.

D) no tráfico interprovincial dos escravos das áreas decadentes do Nordeste para o Vale do Paraíba, para a garantia da rentabilidade do café.

E) na adoção de formas disfarçadas de trabalho compulsório com emprego dos libertos nos cafezais paulistas, uma vez que os imigrantes foram trabalhar em outras regiões do país.

Solução

A crise do escravismo no Brasil manifestava-se através da difícil questão de substituir a mão de obra escrava, especialmente nas regiões onde a economia dependia fortemente desse tipo de trabalho. Um aspecto crucial desse processo foi o confronto entre dois grupos distintos: a aristocracia tradicional, que defendia a manutenção da escravidão e os privilégios associados, e os cafeicultores, que buscavam modernizar a economia por meio da adoção do trabalho livre.

Os cafeicultores de São Paulo, que se beneficiavam do cultivo do café, eram incentivados a buscar soluções alternativas à escravidão, promovendo a imigração e o trabalho livre. Por outro lado, a aristocracia tradicional se opunha a essas mudanças, preferindo manter o sistema escravocrata que garantira seus privilégios políticos e econômicos. Esse conflito desempenhou um papel importante na discussão e no encaminhamento da abolição da escravidão no Brasil.

Alternativa B

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!