Questão 55 – ENEM 2009

Questão 55 – ENEM 2009

O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. 

O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta

A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado. 

B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria. 

C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes. 

D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.

E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

Solução

No contexto pós-Guerra Fria, o crescimento do neoliberalismo marcou um enfraquecimento do papel do Estado, promovendo uma maior dependência de instituições financeiras e econômicas globais. Organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas (ONU) ganharam destaque, pois passaram a desempenhar papéis cruciais na mediação da globalização neoliberal. Apesar do início de uma era com os EUA tido como superpotência dominante, o mundo rapidamente se tornou mais multipolar, com o surgimento de várias elites econômicas influentes. Esse ambiente de crescente competitividade e avanço tecnológico, aliado ao desenvolvimento dos transportes, favoreceu a formação de grandes oligopólios e monopólios globais. É importante observar que tanto essas instituições internacionais quanto as elites empresariais são predominantemente oriundas de países desenvolvidos. Essas nações não apenas dominam economicamente, mas também impõem uma cultura predominante na era da globalização.

Alternativa A

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!