Blog é concebido como um espaço onde o blogueiro é livre para expressar e discutir o que quiser na atividade da sua escrita, com a escolha de imagens e sons que compõem o todo do texto veiculado pela internet, por meio dos posts. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém — como em um diário pessoal —, função para qual serviu inicialmente e que o popularizou, permitindo também que seja um espaço para a discussão de ideias, trocas e divulgação de informações.
A produção dos blogs requer uma relação de troca, que acaba unindo pessoas em torno de um ponto de interesse comum. A força dos blogs está em possibilitar que qualquer pessoa, sem nenhum conhecimento técnico, publique suas ideias e opiniões na web e que milhões de outras pessoas publiquem comentários sobre o que foi escrito, criando um grande debate aberto a todos.
LOPES, B. O. A linguagem dos blogs e as redes sociais. Disponível em: www.fateczl.edu.br. Acesso em: 29 abr. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o blog ultrapassou sua função inicial e vem se destacando como
A) estratégia para estimular relações de amizade.
B) espaço para exposição de opiniões e circulação de ideias.
C) gênero discursivo substituto dos tradicionais diários pessoais.
D) ferramenta para aperfeiçoamento da comunicação virtual escrita.
E) recurso para incentivar a ajuda mútua e a divulgação da rotina diária.
Solução
O blog evoluiu além de sua função original de expressão pessoal e passou a ser um espaço para discussão de ideias, troca de opiniões e disseminação de informações. Isso é evidenciado pela possibilidade de “qualquer pessoa, sem conhecimento técnico, publicar suas ideias e opiniões na web, permitindo que milhões de outras pessoas comentem, criando um grande debate aberto a todos.” Dessa forma, o blog deixou de ser apenas um diário pessoal para se tornar uma plataforma de debate e troca de informações.
Alternativa B