O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.
Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012.
Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que
A) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
B) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
C) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
D) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
E) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
Solução
A queda do governo de Hosni Mubarak no Egito, após uma mobilização popular via redes sociais em 2011, reforça o argumento do sociólogo Manuel Castells de que os sistemas de comunicação, como a internet, são fundamentais para compartilhar e aderir a valores sociais. Esses sistemas permitem que movimentos culturais alcancem pessoas dispostas a partilhar seus valores, atuando assim na conscientização da sociedade.
Alternativa E