TEXTO II
Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o objeto foi exaltado de maneira ilimitada e ganhou um significado que se pode considerar mágico. Daí sua “vida inquietante e absurda”. Tornou-se ídolo e, ao mesmo tempo, objeto de zombaria. Sua realidade intrínseca foi anulada.
JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas. In: JUNG, C.G. (org.). O homem e os seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
A relação observada entre a imagem e o texto apresentados permite o entendimento da intenção de um artista contemporâneo. Neste caso, a obra apresenta características
A) funcionais e de sofisticação decorativa.
B) futuristas e do abstrato geométrico.
C) construtivistas e de estruturas modulares.
D) abstracionistas e de releitura do objeto.
E) figurativas e de representação do cotidiano.
Solução
A união do tronco bruto com a cadeira cotidiana na obra destacada cria uma nova composição abstrata, que transcende o uso prático desses objetos. Ao realocar e ressignificar esses elementos, o autor confere um novo significado artístico, transformando-os em algo simbólico e “mágico”, como apontado no texto. Essa releitura permite uma reflexão mais profunda, rompendo com o sentido original e ampliando a interpretação estética.
Alternativa D