O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto
A) a oposição entre individual e coletivo, trazendo um ideário populista para o anúncio.
B) a utilização de tratamento informal com o leitor, o que suaviza a seriedade do problema.
C) o emprego de linguagem figurada, o que desvia a atenção da população do apelo financeiro.
D) o uso dos numerais “milhares” e “milhões”, responsável pela supervalorização das condições dos necessitados.
E) o jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.
Solução
O autor usa o lugar-comum de que os brasileiros acham difícil sair da cama no inverno, aproveitando-se disso para criar um jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”. Ao comparar esse pequeno desconforto com os graves problemas enfrentados por pessoas carentes, o texto sensibiliza o leitor, incentivando-o a contribuir com a campanha mencionada.
Alternativa E