O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a
A) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.
B) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.
C) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.
D) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.
E) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.
Solução
A análise está correta ao observar que a campanha associa o consumo excessivo de açúcar a efeitos negativos, como um físico fora de forma. A propaganda utiliza essa associação para incentivar o consumidor a mudar seus hábitos alimentares, sugerindo que o adoçante é uma alternativa ao açúcar, apontado como o responsável por um corpo não saudável, o que a imagem destaca de forma humorística.
Alternativa D