Questão 96 – ENEM 2009

Questão 96 – ENEM 2009

Questão 96 - ENEM 2009 -

Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem

A) o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.

B) o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.

C) o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.

D) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.

E) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.

Solução

O uso do imperativo no texto, juntamente com os pronomes direcionados ao leitor, como “você” e “sua”, busca envolver e persuadir o público, incentivando a adoção de comportamentos específicos em resposta à epidemia mencionada. Esses recursos são típicos de textos persuasivos, cujo objetivo é mobilizar o leitor a seguir as orientações apresentadas.

Alternativa C

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!