TEXTO I
TEXTO II
TEXTO III
Analisemos o conceito de saúde formulado na histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, no ano de 1986. Também conhecido como “conceito ampliado” de saúde, foi fruto de intensa mobilização, que se estabeleceu em diversos países da América Latina, como resposta à crise dos sistemas públicos de saúde. Recordemos seu enunciado: em sentido amplo, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
BATISTELLA, C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. Disponível em: www.epsjv.fiocruz.br. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).
Com base no conceito ampliado de saúde, podemos interpretar que as imagens dos textos I e II
A) convidam a pensar sobre o conceito ampliado de saúde.
B) criticam a relação entre a prática de exercícios e a saúde.
C) coadunam-se com o conceito de saúde construído na Conferência.
D) exemplificam a conquista do estado de saúde em um sentido amplo.
E) reproduzem a relação de causalidade entre fazer exercício e ter saúde.
Solução
As imagens dos textos I e II sugerem uma conexão direta entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde, indicando uma relação de causalidade entre as duas ações. Já o Texto III apresenta um conceito ampliado de saúde, incluindo outros fatores, como alimentação, habitação, educação, entre outros. No entanto, mesmo dentro desse conceito amplo, o exercício físico é geralmente considerado um fator importante para a saúde. Assim, a leitura correta está relacionada ao entendimento de que as imagens fazem essa proposição de uma relação causal entre o exercício e a saúde.
Alternativa E