Um foguete viaja pelo espaço sideral com os propulsores desligados. A velocidade inicial v tem módulo constante e direção perpendicular à ação dos propulsores, conforme indicado na figura. O piloto aciona os propulsores para alterar a direção do movimento quando o foguete passa pelo ponto A e os desliga quando o módulo de sua velocidade final é superior a 2 | v |, o que ocorre antes de passar pelo ponto B. Considere as interações desprezíveis.
A representação gráfica da trajetória seguida pelo foguete, antes e depois de passar pelo ponto B, é:
Solução
Inicialmente o foguete se deslocava apenas com velocidade horizontal vx = v. Os propulsores, ao serem acionados em A adicionaram uma força, vertical para baixo, responsável por aumentar a velocidade vy também vertical para baixo, que inicialmente era nula.
A velocidade resultante do foguete,vR , em qualquer ponto, pode ser calculada pela soma vetorial.
Os vetores vy e vx não interferem um no outro.
À medida em que o foguete se desloca, devido à ação dos propulsores, o módulo vy se torna cada vez maior; isso faz com que o deslocamento entre A e B não seja em linha reta.
Antes de atingir o ponto B, os propulsores são desligados, isso significa que vy se torna constante, não aumenta nem diminui o foguete, então, passa a se deslocar em linha reta indefinidamente.
Alternativa C