Para ligar ou desligar uma mesma lâmpada a partir de dois interruptores, conectam-se os interruptores para que a mudança de posição de um deles faça ligar ou desligar a lâmpada, não importando qual a posição do outro. Esta ligação é conhecida como interruptores paralelos. Este interruptor é uma chave de duas posições constituída por um polo e dois terminais, conforme mostrado nas figuras de um mesmo interruptor. Na Posição I a chave conecta o polo ao terminal superior, e na Posição II a chave o conecta ao terminal inferior.
O circuito que cumpre a finalidade de funcionamento descrita no texto é:
Solução
Deve ser verificada as quatro possibilidades possíveis das combinações das duas chaves em cada opção, de modo que ao alterar a posição de apenas uma chave altere a configuração da lâmpada, de acesa para apagada ou vice-versa. Isso implica a manutenção da configuração da lâmpada caso a posição das duas chaves seja alterada. Analisando cada alternativa, comparando a configuração da lâmpada na situação apresentada – acesa, caso a corrente elétrica consiga chegar até a lâmpada e apagada, caso contrário – com as outras possibilidades de posição das chaves, considerando a chave 1 aquela a esquerda e a chave 2, a direita.
a) Situação apresentada: acesa. Alterando a posição das duas chaves, a lâmpada ficará apagada. ERRADA.
b) Situação apresentada: acesa. Alterando a posição das duas chaves, a lâmpada ficará apagada. ERRADA.
c) Situação apresentada: acesa. Alterando a posição das duas chaves, a lâmpada ficará apagada. ERRADA.
d) Situação apresentada: acesa. Alterando a posição da chave 2, a lâmpada continua acesa. ERRADA.
e) Situação apresentada: apagada. Alterando a posição de apenas uma das duas chaves, a lâmpada fica acesa e alterando a posição das duas, permanece apagada. CERTA.
Alternativa E