Os fornos domésticos de micro-ondas trabalham com uma frequência de ondas eletromagnéticas que atuam fazendo rotacionar as moléculas de água, gordura e açúcar e, consequentemente, fazendo com que os alimentos sejam aquecidos. Os telefones sem fio também usam ondas eletromagnéticas na transmissão do sinal. As especificações técnicas desses aparelhos são informadas nos quadros 1 e 2, retirados de seus manuais.

O motivo de a radiação do telefone não aquecer como a do micro-ondas é que
A) o ambiente no qual o telefone funciona é aberto.
B) a frequência de alimentação é 60 Hz para os dois aparelhos.
C) a potência do telefone sem fio é menor que a do forno.
D) o interior do forno reflete as micro-ondas e as concentra.
E) a modulação das ondas no forno é maior do que no telefone.
Solução
O motivo do micro-ondas aquecer as moléculas de água (gordura, e açúcar também) é dado pelo fenômeno do aquecimento dielétrico.
As moléculas polares que formas as substâncias, quando submetidas a um campo eletromagnético variável, acaba por girarem e vibrarem, absorvendo energia. Esta absorção de energia se reflete no aumento da energia interna e da temperatura da substância.
A frequência das micro-ondas e a frequência de operação do telefone são semelhantes, mas o telefone não aquece nossa comida. O forno de micro-ondas é muito mais potente e incide ondas muito mais intensas sobre os alimentos que outros aparelhos de comunicação.
Mesmo que você coloque um telefone numa caixa fechada como a do micro-ondas, você não vai conseguir aquecer sua comida, pois ele emite ondas eletromagnéticas com baixa intensidade. A alternativa correta é, então, a (C)
Alternativa C