Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência:
I. Mantenha uma régua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da régua esteja situado na extremidade inferior.
II. A pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximos do zero da régua, sem tocá-la.
III. Sem aviso prévio, a pessoa que estiver segurando a régua deve soltá-la. A outra pessoa deve procurar segurá-la o mais rapidamente possível e observar a posição onde conseguiu segurar a régua, isto é, a distância que ela percorre durante a queda.
O quadro seguinte mostra a posição em que três pessoas conseguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação. Distância percorrida pela régua durante a queda (metro) Tempo de reação (segundo) 0,30 0,24 0,15 0,17 0,10 0,14
Disponível em:http://br.geocities.com. Acesso em: 1 fev. 2009.
A distância percorrida pela régua aumenta mais rapidamente que o tempo de reação porque a
A) energia mecânica da régua aumenta, o que a faz cair mais rápido.
B) resistência do ar aumenta, o que faz a régua cair com menor velocidade.
C) aceleração de queda da régua varia, o que provoca um movimento acelerado.
D) força peso da régua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado.
E) velocidade da régua é constante, o que provoca uma passagem linear de tempo.
Solução
Desprezando todas as forças dissipativas e considerando que a única força atuante é a força Peso. Podemos descrever seu movimento utilizando as equações do Movimento Uniformemente Variado (MUV), já que temos uma aceleração constante.
Como a régua foi abandonada, temos uma velocidade inicial nula e como só temos a ação da força Peso, a aceleração desse movimento corresponde a aceleração da gravidade. Logo:
Analisando essa equação, podemos constatar que a relação entre a variação do movimento e o tempo é diretamente proporcional ao quadrado, onde valores de tempo t aumentam, ao quadrado, os valores de ΔS.
Alternativa D