🚨 Vazou!! 🚨

Liberei as 45 questões que vão cair no ENEM 2025!

Questão 101 – ENEM PPL 2016

Questão 101 – ENEM PPL 2016

A palavra e a imagem têm o poder de criar e destruir, de prometer e negar. A publicidade se vale deste recurso linguístico-imagético como seu principal instrumento. Vende a ficção como o real, o normal como algo fantástico; transforma um carro em um símbolo de prestigio social, uma cerveja em uma loira bonita, e um cidadão comum num astro ou estrela, bastando tão somente utilizar o produto ou serviço divulgado. 1Assim, fazer o banal tomar-se o ideal é tarefa ordinária da linguagem publicitária.

ALMEIDA, W. M. A linguagem publicitária e o estrangeirismo. Língua Portuguesa, n. 35, jan. 2012.

Alguns elementos linguísticos estabelecem relações entre as diferentes partes do texto. Nesse texto, o vocábulo “Assim” (ref. 1) tem a função de

A) contrariar os argumentos anteriores.

B) sintetizar as informações anteriores.   

C) acrescentar um novo argumento.   

D) introduzir uma explicação.   

E) apresentar uma analogia.   

Solução

O vocábulo “Assim” tem a função de resumir e concluir o que foi dito anteriormente, introduzindo uma ideia que amarra as informações previamente apresentadas sobre o poder da linguagem publicitária em transformar o comum em algo idealizado.

Alternativa B

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função