A técnica de jogos teatrais propõe uma aprendizagem não verbal, em que o aluno reúne os seus próprios dados, a partir de uma experimentação direta. Por meio do processo de solução de problemas, ele conquista o conhecimento da matéria.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984 (adaptado).
Sob orientação do professor, os jogos teatrais são realizados na escola de forma que o estudante
A) seja um bom repetidor de movimentos e ações, pois a cópia e a memória colaboram com seu processo de desenvolvimento.
B) obedeça a regras sem se posicionar criticamente e sem desenvolver material criativo, fortalecendo a disciplina.
C) tenha um momento de recreação por meio da convivência com os colegas, melhorando seu rendimento escolar.
D) desenvolva qualidades de ordem cognitiva e sensorial, favorecendo sua autonomia e seu autoconhecimento.
E) reconheça o professor como principal responsável pelas escolhas a serem feitas em aula durante atividades de teatro.
Solução
A técnica dos jogos teatrais, segundo o texto, busca desenvolver qualidades cognitivas e sensoriais nos alunos, favorecendo sua autonomia e autoconhecimento. Isso ocorre por meio da experimentação e solução de problemas, o que permite que o estudante construa seu próprio aprendizado de maneira ativa e crítica.
Alternativa D