Manter as contas sob controle e as finanças saudáveis parece um objetivo inatingível para você? Tenha certeza de que você não está sozinho. A bagunça na vida financeira compromete os sonhos de muita gente no Brasil. É por isso que nós lançamos, pelo terceiro ano consecutivo, este especial com informações que ajudam a encarar a situação de forma prática. Sem malabarismos — mas com boa dose de disciplina! — é possível quitar as dívidas, organizar os gastos, fazer planos de consumo que caibam em seus rendimentos mensais e estruturar os investimentos para fazer o dinheiro que sobra render mais. Ter dinheiro para viver melhor está diretamente relacionado a sua capacidade de se organizar e de eleger prioridades na hora de gastar. Aceite o desafio e boa leitura!
Você S/A, n. 16, 2011 (adaptado).
No trecho apresentado, são utilizados vários argumentos que demonstram que o objetivo principal do produtor do texto, em relação ao público-alvo da revista, é
A) conscientizar o leitor de que ele é capaz de economizar.
B) levar o leitor a envolver-se com questões de ordem econômica.
C) ajudar o leitor a quitar suas dívidas e organizar sua vida financeira.
D) persuadir o leitor de que ele não é o único com problemas financeiros.
E) convencer o leitor da importância de ler essa edição especial da revista.
Solução
No trecho, o principal objetivo do produtor do texto é convencer o leitor da importância de ler essa edição especial da revista, enfatizando que as informações contidas podem ajudá-lo a organizar suas finanças de maneira prática e eficiente, promovendo uma mudança na vida financeira e estimulando o consumo consciente.
Alternativa E