Se observarmos o maxixe brasileiro, a beguine da Martinica, o danzón de Santiago de Cuba e o ragtime norte-americano, vemos que todos são adaptações da polca. A diferença de resultado se deve ao sotaque inerente à música de cada colonizador (português, espanhol, francês e inglês) e, em alguns casos, a uma maior influência da música religiosa.
CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998 (adaptado).
Além do sotaque inerente à música de cada colonizador e da influência religiosa, que outro elemento auxiliou a constituir os gêneros de música popular citados no texto?
A) A região da África de origem dos escravos, trazendo tradições musicais e religiosas de tribos distintas.
B) O relevo dos países, favorecendo o isolamento de comunidades, aumentando o número de gêneros musicais surgidos.
C) O conjunto de portos, que favorecem o trânsito de diferentes influências musicais e credos religiosos.
D) A agricultura das regiões, pois o que é plantado exerce influência nas canções de trabalho durante o plantio.
E) O clima dos países em questão, pois as temperaturas influenciam na composição e vivacidade dos ritmos.
Solução
O texto menciona que, além do sotaque musical de cada colonizador e da influência religiosa, outro elemento importante na constituição dos gêneros musicais citados é a origem dos escravos africanos. Cada região da África trazia tradições musicais e religiosas próprias, o que influenciou a criação de ritmos como o maxixe, o danzón e o ragtime.
Alternativa A