Hipertextualidade
O papel do hipertexto é exatamente o de reunir, não apenas os textos, mas também as redes de associações, anotações e comentários às quais eles são vinculados pelas pessoas. Ao mesmo tempo, a construção do senso comum encontra-se exposta e como que materializada: a elaboração coletiva de um hipertexto.
Trabalhar, viver, conversar fraternalmente com outros seres, cruzar um pouco por sua história, isto significa, entre outras coisas, construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um texto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão.
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1992 (adaptado).
O texto evidencia uma relação entre o hipertexto e a sociedade em que essa tecnologia se insere. Constata-se que, nessa relação, há uma
A) estratégia para manutenção do senso comum.
B) prioridade em sanar a incompreensão.
C) necessidade de publicidade das informações
D) forma de construção colaborativa de conhecimento
E) urgência em se estabelecer o diálogo entre pessoas
Solução
O texto de Pierre Lévy destaca que o hipertexto não apenas conecta textos, mas também permite que as associações, anotações e comentários feitos pelas pessoas criem uma rede colaborativa de conhecimento. Essa construção coletiva, chamada de “texto compartilhado”, facilita a compreensão mútua e reduz os riscos de incompreensão ao reunir referências e associações comuns entre os participantes.
Alternativa D