TEXTO I
TEXTO II
Partindo do chão coletivo da comunidade rural ou das cidades, à medida que se impregna de um ethos urbano — seja por migração, seja pela difusão de novos conteúdos midiáticos —, irão surgindo indivíduos que, na área da visualidade, gerarão uma obra de feição original, autoral, única. O indivíduo-sujeito recorre à memória para a construção de uma biografia, a fim de criar seu projeto artístico, a sua identidade social.
FROTA, L. C. Pequeno dicionário da arte do povo brasileiro (século XX). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
A partir dos textos apresentados, os trabalhos que são pertinentes à criação popular caracterizam-se por
A) temática nacionalista que abrange áreas regionais amplas.
B) produção de obras utilizando materiais e técnicas tradicionais da arte acadêmica.
C) ligação estrutural com a arte canônica pela exposição e recepção em museus e galerias.
D) abordagem peculiar da realidade e do contexto, seguindo criação pessoal particular.
E) criação de técnicas e temas comuns a determinado grupo ou região, gerando movimentos artísticos.
Solução
Os trabalhos pertinentes à criação popular, como destacado nos textos, se caracterizam por uma abordagem peculiar da realidade e do contexto, com ênfase em criações que têm uma feição original e autoral, refletindo uma conexão individual e única com sua identidade e experiência. Assim, a arte popular apresenta uma interpretação pessoal da memória e das vivências do indivíduo, sem seguir necessariamente os padrões formais da arte acadêmica.
Alternativa D