As propagandas fazem uso de diferentes recursos para garantir o efeito apelativo, isto é, o convencimento do público em relação ao que apresentam. O cartaz da campanha promovida pelo Ministério da Saúde utiliza vários recursos, verbais e não verbais, como estratégia persuasiva, dentre os quais se destaca
A) a ligação estabelecida entre as palavras “hábito” e “hemocentro”, explorando a ideia de frequência.
B) a relação entre a palavra “corrente”, a imagem das pessoas de mãos dadas e a mão estendida ao leitor.
C) o emprego da expressão “Um grande ato”, despertando a consciência das pessoas para o sentimento de solidariedade.
D) a apresentação da imagem de pessoas saudáveis, estratégia adequada ao público-alvo da campanha.
E) a associação entre o grande número de pessoas no cartaz e o número de pessoas que precisam receber sangue em nosso país.
Solução
O cartaz da campanha do Ministério da Saúde utiliza recursos visuais e verbais para persuadir o público sobre a importância da doação de sangue. Destaca-se a relação entre a palavra “corrente” no texto principal e a imagem das pessoas de mãos dadas, juntamente com a mão estendida para o leitor. Esse conjunto sugere a ideia de união, cooperação e necessidade de participação, reforçando a importância de o indivíduo fazer parte dessa “corrente” solidária.
Alternativa B