As imagens representam, respectivamente, as obras Futebol, do artista plástico Nelson Leirner; e Superhomens, de Rubens Gerchman. São obras representativas de um movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de imagens da vida diária e da cultura de massa, tornandoas objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento da cultura corporal de movimento, as imagens
A) banalizam o esporte ao misturar o futebol e a pintura em um mesmo campo.
B) deixam transparecer a preferência de ambos os artistas pelo futebol enquanto esporte.
C) permitem refletir sobre como as artes visuais se apropriaram do futebol como uma tradição nacional.
D) fazem uma reflexão crítica sobre o futebol e a violência como temas circulantes na sociedade.
E) destacam a importância do esporte como atividade física de lazer para a sociedade.
Solução
As imagens apresentadas fazem parte do movimento da Pop Art brasileira, onde os artistas Nelson Leirner e Rubens Gerchman se apropriam de elementos da cultura de massa, como o futebol, e os transformam em objetos de arte. As obras refletem uma visão crítica e ampliada sobre o esporte como parte da cultura popular e do cotidiano brasileiro. Esse movimento artístico integra aspectos da vida diária e da cultura de massa, permitindo que o futebol, uma tradição nacional, seja ressignificado como arte. Nesse contexto, as imagens permitem uma reflexão sobre a apropriação do futebol pelas artes visuais, elevando-o a um símbolo cultural que ultrapassa sua função esportiva e se insere no campo da crítica social e cultural.
Alternativa C