É vantajoso que as crianças possam entender o funcionamento por trás da tecnologia que está presente em diversos aspectos da vida cotidiana, aproveitando a curiosidade infantil como impulso inicial. A computação ajuda a desenvolver o raciocínio, a melhorar a comunicação e a trabalhar a capacidade de resolver problemas. Os computadores executam tarefas por meio de comandos dados em uma programação. Essa, por sua vez, é feita com linguagens próprias, que funcionam como uma espécie de “idioma”, por meio do qual o programador se comunica com as máquinas.
Porém, mais do que dominar essas linguagens, o programador precisa empregar a lógica computacional. O programador precisa expressar em seu código as condições e seus efeitos, como “se acontecer A, faça B, a não ser que haja X, então faça C”. A escrita de um algoritmo é repleta de condições interconectadas, do tipo “se”, “então”, “senão”, “ou”, “até que”, “enquanto” etc. Por isso, para programar, é necessário compreender esse tipo de raciocínio. Para as crianças, isso é tarefa fácil; afinal elas têm uma capacidade incrível de assimilar informações novas.
Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 25 nov. 2021.
Esse texto promove uma reflexão sobre o ensino de programação na infância. A defesa da proposta está ancorada na caracterização da programação com base na sua
A) conexão com aspectos lúdicos da infância.
B) autonomia em relação ao raciocínio lógico
C) presença crescente no dia a dia das pessoas.
D) similaridade com o funcionamento das línguas.
E) capacidade de inovação na resolução de tarefas.
Solução
A defesa da proposta no texto está ancorada na caracterização da programação com base na sua similaridade com o funcionamento das línguas. O texto faz uma analogia entre as linguagens de programação e os “idiomas” que possibilitam a comunicação com as máquinas, destacando a importância de entender as regras e a lógica por trás delas, semelhante ao aprendizado de uma língua.
Alternativa D