Na sociedade moderna, a maioria das relações humanas é medida e mediada pelo dinheiro. O dinheiro que você tem define onde você mora, o que come, como se veste e se desloca, sua educação e sua saúde. Por isso, ricos e pobres, materialistas e desprendidos, avarentos e perdulários, portadores ou não de cartões de crédito, todos têm de saber lidar com o dinheiro, pois ele permeia todos os aspectos da vida.
Vida simples. Ed. 74, dez. 2008 (adaptado ).
O texto trata de um tema relevante para o cotidiano de todas as pessoas: a relação pessoal com o dinheiro. A enumeração apresentada no último período demonstra a
A) preocupação com as classes menos favorecidas.
B) importância do desprendimento em relação ao dinheiro.
C) igualdade diante da relação pessoal com o dinheiro.
D) relevância dos cartões de crédito para as pessoas atualmente.
E) inquietação em relação ao materialismo.
Solução
O texto destaca que, independentemente de classe social ou do modo como cada pessoa lida com o dinheiro, todos precisam entender e se relacionar com ele, pois o dinheiro afeta diversos aspectos da vida, como moradia, alimentação, educação e saúde. A enumeração final reforça essa ideia de que, independentemente de ser rico ou pobre, materialista ou desprendido, todos têm uma relação com o dinheiro, o que sugere uma igualdade em termos de necessidade de lidar com esse recurso.
Alternativa C