Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, e trincava–a com filosófica serenidade. Eu fiz–lhe ainda algumas objeções, mas tão frouxas, que ele não gastou muito tempo em destruí–las.
— Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é uma operação conveniente, como se disséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome ( e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo frango. Nutriu–se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar mate ao meu apetite.
ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975.
A filosofia de Quincas Borba – A Humanitas – contém princípios que, conforme a explanação do personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma de
A) lutar pelo bem da coletividade.
B) atender a interesses pessoais.
C) erradicar a desigualdade social.
D) minimizar as diferenças individuais.
E) estabelecer vínculos sociais profundos.Responder
Solução
A filosofia de Quincas Borba, chamada de “Humanitas”, apresentada no trecho, defende que todas as ações e esforços dos seres humanos, por mais coletivos que pareçam, têm como finalidade atender aos interesses individuais. Isso fica claro quando ele usa o exemplo do frango e explica como uma série de eventos e esforços de diferentes pessoas culminou em satisfazer o seu próprio apetite. Ou seja, ele sugere que a cooperação entre as pessoas existe para servir aos desejos e necessidades pessoais.
Alternativa B