Uma professora de matemática utiliza em suas aulas uma “máquina caça-números” para verificar os conhecimentos de seus estudantes sobre representações de números racionais. Essa máquina tem um visor dividido em seis compartimentos e, na lateral, uma alavanca. Cada estudante puxa a alavanca e espera que os compartimentos parem de girar. A partir daí, precisa responder para a professora em quais posições se encontram os números que representam a mesma quantidade.
Um estudante puxou a alavanca, aguardou que os compartimentos parassem de girar e observou os números apresentados no visor. A configuração da máquina naquele instante está apresentada na imagem.
Esse estudante respondeu corretamente à pergunta da professora.
As posições indicadas pelo estudante foram
A) I, II e IV.
B) II, IV e V.
C) II, III e V.
D) III, V e VI.
E) III, IV e VI.
Resolução
Precisamos observar quais dos números acima são iguais e estão escritas de formas diferente.
I: 41/2 = √4 = 2
II: 412 = 4 + 1/2 = 9/2 = 4,5
III: 10/45 = 0,2222
IV: 18/4 = 4,5
V: 4,5
VI: 4/5 = 0,8
Podemos então concluir que II, IV e V.
Alternativa B