TEXTO I
Aristóteles entendia que a felicidade era diretamente ligada ao respeito pela própria natureza e, de certa maneira, a uma vida que tivesse na natureza de si mesma uma referência inabalável. Isso lhe permitiu formular o conceito de excelência. O que seria excelência? Seria, justamente, ao longo da vida, tirar de si mesmo, em fonna de performance, de conduta, de comportamento, de disposição, o que natureza permitiria de melhor.
COEN, M.; BARROS FILHO, C. A monja e o professor: reflexões sobre ética, preceitos e valores.
Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.
TEXTO II
A noção de eudaimonia é central para a ética aristotélica. A eudaimonia é uma atividade e não um estado psicológico, pois é definida na Ética a Nicômaco como uma atividade da alma com base na virtude moral. A virtude moral é definida em termos de uma disposição diretamente ligada à deliberação, o que o leva a estudar a virtude intelectual que opera em seu interior, isto é, a prudência. A estrutura conceitual da ética aristotélica responde a uma tentativa de elucidar conceitualmente em que consiste isto, agir bem, ou, na linguagem aristotélica, o que significa ser feliz.
ZINGANO, M. Eudaimonia, razão e contemplação na ética aristotélica. Analytica, n. 1, 2017 (adaptado).
Os textos indicam que a prática de ações virtuosas, sempre efetivada na pólis, ocorre por meio do(a)
A) teoria das formas essenciais.
B) identificação dos princípios racionais.
C) desenvolvimento das técnicas retóricas.
D) aperfeiçoamento das condutas humanas.
E) conhecimento das epistemes verdadeiras.
Solução
Os textos abordam a ética aristotélica, destacando a importância da virtude para alcançar a felicidade (eudaimonia). Para Aristóteles, a felicidade não é um estado passivo, mas uma atividade da alma que se manifesta em ações virtuosas, realizadas com base na prudência e na deliberação. A virtude moral é essencial e está ligada ao comportamento e conduta humana, sendo alcançada através de um aperfeiçoamento contínuo da natureza e da razão. No contexto da pólis, a prática de ações virtuosas é fundamental para a vida ética e o bem-estar coletivo.
Alternativa D