As capas dos folhetos de cordel, já então ilustradas por postais fotográficos, desenhos ou fotogramas de filmes, demoravam mais de uma semana para serem transformadas em clichês em Recife ou Fortaleza, o que levou a que santeiros e artesãos locais fossem requisitados para cortar na umburana — madeira preferida para o taco xilográfico pela facilidade do talhe e abundância — princesas, dragões, cangaceiros.
CARVALHO, G. Xilogravura: os percursos da criação popular. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros,
n. 39, 1986 (adaptado).
No inicio do século XX, a incorporação da técnica de produção descrita no texto promoveu uma renovação da
A) manifestação jornalística.
B) narrativa literária.
C) indústria regional.
D) estética editorial.
E) cultura erudita.
Solução
O texto descreve como, no início do século XX, a técnica de xilogravura foi incorporada na produção das capas dos folhetos de cordel, com a utilização de ilustrações feitas por santeiros e artesãos locais. Esse processo trouxe uma renovação para a estética editorial dos folhetos, já que as imagens, como princesas, dragões e cangaceiros, passaram a fazer parte essencial da apresentação visual das publicações. A introdução dessa técnica de ilustração impactou significativamente a forma como os folhetos eram produzidos e consumidos, valorizando a parte visual e ampliando sua expressão artística.
Alternativa D