As fibras musculares esqueléticas não são todas iguais. As fibras lentas, também conhecidas como fibras vermelhas, apresentam muitas mitocôndrias e são bem supridas por vasos sanguíneos. Já as fibras rápidas, ou fibras brancas, apresentam poucas mitocôndrias e recebem menor suprimento sanguíneo. Dessa forma, a distribuição das fibras nos músculos esqueléticos do corpo auxilia de forma diferenciada no desempenho físico de um atleta.
SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia – volume III: plantas e animais. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).
Um atleta que sonha em disputar os Jogos Olímpicos e tem uma maior proporção de fibras brancas que fibras vermelhas teria mais vantagens na realização da prova de:
A) Triatlo.
B) Salto em altura.
C) Marcha atlética.
D) Maratona aquática.
E) Ciclismo em estrada.
Solução
As fibras musculares rápidas (ou brancas) são mais eficientes para atividades que exigem explosões de força e velocidade em curtos períodos, como o salto em altura. Essas fibras se fatigam mais rapidamente, mas geram força de maneira rápida e intensa. Já as fibras lentas (ou vermelhas) são mais eficientes para atividades de resistência, como maratonas, devido à sua capacidade de gerar energia de forma mais sustentada e com menor fadiga. Portanto, um atleta com maior proporção de fibras brancas teria mais vantagens em esportes que demandam potência e explosão, como o salto em altura.
Alternativa B