Utilizando-se um mesmo meio nutritivo, três gêneros bacterianos diferentes foram submetidos ao cultivo em tubos de ensaio. Após certo período de crescimento da cultura bacteriana em condições físico-químicas ideais, observou-se que o padrão de distribuição das células (representadas por pontos na figura) ao longo dos tubos era diferente em cada um dos casos.
Em relação ao metabolismo energético, os microrganismos presentes nos tubos 1, 2 e 3 são classificados, respectivamente, como
A) anaeróbio facultativo, anaeróbio estrito e aeróbio estrito.
B) anaeróbio facultativo, aeróbio estrito e anaeróbio estrito.
C) aeróbio estrito, anaeróbio estrito e anaeróbio facultativo.
D) anaeróbio estrito, aeróbio estrito e anaeróbio facultativo.
E) aeróbio estrito, anaeróbio facultativo e anaeróbio estrito.
Solução
O experimento descrito envolve um tubo que possui uma abertura na parte superior, permitindo o contato direto com o oxigênio atmosférico. Esse ambiente, no qual há uma maior concentração de oxigênio na parte superior e uma diminuição gradual desse gás em direção à base do tubo, cria diferentes condições de oxigenação ao longo do tubo. Isso afeta a distribuição das bactérias, de acordo com suas necessidades de oxigênio.
1) Parte superior (em contato com o oxigênio): o oxigênio está presente em maior concentração e as bactérias aeróbicas estritas predominam. Essas bactérias dependem exclusivamente do oxigênio para realizar a respiração celular.
2) Parte inferior (sem oxigênio ou com oxigênio muito reduzido): na região mais basal do tubo, onde o oxigênio é quase inexistente, as bactérias anaeróbicas estritas se concentram. Essas bactérias não podem sobreviver na presença de oxigênio, ou até mesmo são mortas por ele.
3) Distribuição ao longo do tubo (com oxigênio variando): ao longo do tubo, entre a parte superior e a inferior, no qual a concentração de oxigênio diminui gradualmente, as bactérias anaeróbicas facultativas se distribuem. Estas bactérias são capazes de viver tanto na presença de oxigênio quanto na sua ausência, por isso elas podem se adaptar e se distribuir ao longo de toda a solução no tubo, ocupando áreas com diferentes concentrações de oxigênio.
Alternativa C