Uma empresa farmacêutica fez um estudo da eficácia (em porcentagem) de um medicamento durante 12 h de tratamento em um paciente. O medicamento foi administrado em duas doses, com espaçamento de 6 h entre elas. Assim que foi administrada a primeira dose, a eficácia do remédio cresceu linearmente durante 1h, até atingir a máxima eficácia (100%), e permaneceu em máxima eficácia durante 2h. Após essas 2h em que a eficácia foi máxima, ela passou a diminuir linearmente, atingindo 20% de eficácia ao complementar as 6h iniciais da dose, que passou a aumentar linearmente, atingindo a máxima eficácia após 0,5 h e permanecendo em 100% por 3,5h. Nas horas restantes da análise, a eficácia desceu linearmente, atingindo ao final do tratamento 50% de eficácia.
Considerando as grandezas tempo (em hora), no eixo das abscissas; e eficácia do medicamento (em porcentagem), no eixo das ordenadas, qual é o gráfico que representa tal estudo?

Solução
Conforme o comando, após administrada a primeira dose, a eficácia cresceu de forma linear durante a primeira hora, até atingir 100% e permanecer por 2 horas.
Até essa informação, já poderíamos eliminar, por exemplo, a letra A (cujo tempo de permanência na eficácia máxima é de apenas 1 hora) e a B (cuja eficácia não cresce linearmente na primeira hora).
Depois, o comando segue dizendo que após as 2h, a eficácia começa a diminuir linearmente, atingindo 20% ao completar as 6 horas iniciais da dose. Em seguida, aumenta de forma linear novamente e atinge 100% após 0,5 horas.
Até aqui, podemos eliminar a letra D, já que ela considera uma queda brusca de 100% para 20%, e a letra E, já que ela considera que a eficácia vai descer bruscamente de 20% para 0% e depois voltar a crescer, o que não acontece.
Com isso, a alternativa restante é a letra C, o que pode ser confirmado com o último trecho que afirma que após atingir 100%, a eficácia permanece nessa porcentagem por 3,5h, e desce linearmente no período final, até atingir 50%, exatamente o gráfico da C.
Alternativa C