O ENEM é uma prova de longa duração com 45 questões de matemática que variam entre questões fáceis médias e difíceis, o objetivo é conseguir fazer todas no tempo certo sem necessidade de contar com a sorte, mas podem existir alguns problemas ao longo com a dificuldade de interpretação, falta de tempo ou questão muito complicada, nesses casos o estudante é obrigado a recorrer ao chute que, sem a técnica certa, tem uma chance de 80% erro.
As técnica de chute que vamos ensinar aumentam significamente a chance de acerto, para isso devemos classificar algumas questões em alguns grupos e detalhar o que se deve fazer em cada situação:
1- Técnica da lógica:
O ENEM geralmente apresenta questões aplicadas a realidade, então ao analisar as alternativas deve-se ter em mente que deve fazer sentido na vida real.
Um exemplo seria uma questão de geometria espacial que pede para calcular o volume de uma xícara de para tomar café, sabemos que é absurdo uma xícara de 2 litros, então eliminamos as alternativas com valores como esse.
2- Técnica do desenho:
Nem sempre podemos confiar nos nossos olhos, mas, quando vc já não tem muito tempo e precisa chutar quando uma questão tem uma imagem que te ajude a visualizar o que está sendo dito, se oriente pela resposta mais provável! por exemplo se temos um desenho em que tenho que descobrir o tamanho de um segmento de reta tenho outra reta desenhada de tamanho 10 cm, vou observar se o segmento de reta que quero descobrir é maior ou menor, quanto ele é maior ou menor, assim conseguimos ter uma ideia baseada na comparação do desenho!
Lembrando que essa é uma técnica de chute, não podemos confiar sempre nos desenhos! Apenas em casos de chute!
3- Técnica da maioria:
Se não tenho ideia de com resolver uma questão, vou observar as alternativas e ver qual o valor mais se repete, porque se aquele fator está presente na maioria das alternativa, é possível que ele esteja certo!
No curso xequemat ainda temos mais algumas técnicas de chutes que ajudam significativamente nossos alunos como a Técnica dos extremos e a Técnica da alternativa mais marcada
Clique aqui para ter acesso ao nosso curso e aos materiais exclusivos!