Os agentes lacrimogêneos são espécies químicas capazes de provocar forte irritação das vias aéreas superiores e dos olhos. Até o final da década de 1960, a cloroacetofenona (CA) foi a substância mais utilizada com essa finalidade. Uma forma de descontaminar a pele exposta à CA consiste em lavá-la com uma solução aquosa de determinado sal, o qual reagirá com a CA, conforme a reação representada.
Qual destes compostos pode ser usado para fazer essa descontaminação?
A) NaCH3COO
B) NaHCO3
C) NaHSO3
D) Na2SO4
E) NaOH
Solução
O sal é um composto iônico formado por um cátion e um ânion. Ao observarmos os produtos da reação, é possível perceber que o cloro que estava presente na primeira estrutura do reagente se ligou ao cátion sódio (Na+) proveniente do sal utilizado para a descontaminação e deu origem ao produto NaCl.
Em se tratando do outro produto, a molécula orgânica, nota-se que no local em que havia o cloro, agora se encontra um outro grupo, formado por 3 oxigênios, 1 carbono e 1 hidrogênio.
A partir dessa análise, concluímos que o cátion do sal é o Na+ e o ânion, portanto, é o HCO3–, o que origina o bicarbonato de sódio (NaHCO3), que de acordo com a reação é composto utilizado na descontaminação.
Alternativa B