Na produção do politereftalato de etileno, o PET, utiliza-se como reagente o para-dimetilbenzeno, também chamado de para-xileno, que deve ter alta pureza. No entanto, o para-xileno obtido do petróleo possui contaminação dos seus isômeros orto-xileno e meta-xileno, cujas estruturas são apresentadas na figura. No quadro, são listadas as temperaturas de fusão e ebulição desses três isômeros.
Qual processo de separação permite a purificação desse reagente?
A) Destilação simples.
B) Cristalização simples.
C) Destilação fracionada.
D) Extração líquido-líquido.
E) Solidificação fracionada.
Solução
As temperaturas de ebulição fornecidas para os três isômeros são relativamente próximas, principalmente as do meta-xileno e para-xileno. Tal fator pode ser limitador para realizar uma destilação fracionada.
Para a destilação fracionada, o ideal é que os as temperaturas de ebulição apresentem valores um pouco mais distantes. Entretanto, em relação às temperaturas de fusão, é possível observar intervalos maiores, indicando que a solidificação fracionada se apresente como método mais viável para a purificação do reagente.
Isso significa que, inicialmente, os três isômeros estarão no estado líquido, serão resfriados e passarão para o estado sólido de acordo com as respectivas temperaturas de fusão, que são as mesmas temperaturas de congelamento (solidificação).
Alternativa E