O odor desagradável de peixe deve-se principalmente a compostos orgânicos que contêm um grupo amino (R―NH2), em que R representa um grupo alquil. Um chefe de cozinha experimental dispõe, em seu laboratório, de cinco soluções aquosas, dentre as quais deve escolher uma para eliminar o odor de peixe, por meio da neutralização do grupo amino. Suponha que a molécula responsável pelo odor é a metilamina (CH3NH2, Kb = 5,5 × 10−4). O quadro apresenta dados de acidez/basicidade de algumas espécies químicas.
Qual substância deve ser escolhida pelo chefe de cozinha?
A) NaClO
B) NaHCO3
C) CH3COOH
D) NaCl
E) CH3CH2OH
Solução
A metilamina, que possui um grupo amino (R-NH2), é a molécula responsável pelo odor desagradável de peixe. As aminas possuem caráter básico e isso significa que são neutralizadas por ácidos.
A reação de neutralização é a responsável por eliminar o odor de peixe. Das cinco substâncias disponíveis o ácido etanoico (presente no vinagre) será a mais eficiente na remoção do cheiro porque apresenta o maior valor de Ka.
O Ka é a constante de acidez e quanto maior o seu valor, maior o caráter ácido. O Kb é a constante de basicidade e pode ser analisada da mesma forma: quanto maior o seu valor, maior o caráter básico. Porém, para o caso proposto, bases não seriam eficientes para eliminar o odor desagradável.
Alternativa C