Questão 127 – ENEM PPL 2022

Questão 127 – ENEM PPL 2022

Detectores de fumaça baseados em ionização funcionam como se fossem um “nariz eletrônico”, acusando a presença de moléculas incomuns (fumaça) em seu interior. Dentro do aparelho, conforme esquematizado na figura, existe uma câmara de ionização aberta para o ar (1) e preenchida com íons (2) formados pelos choques das moléculas do ar com as partículas emitidas pelo elemento químico amerício 12395Am(3). O amerício expele, no interior da câmara, pequenas partículas radioativas, chamadas partículas alfa, que são núcleos de átomos de . Com o choque, são formados cátions e elétrons, que transitam em direções opostas entre dois eletrodos. Enquanto houver cátions e elétrons se movendo no interior da câmara, uma corrente se estabelece entre os eletrodos no circuito (4) e, por se considerar que tudo estábem, o alarme (5) permanece em silêncio.

Entretanto, se um incêndio acontecer, partículas de fumaça entram no detector e começam a obstruir a câmara de ionização (6). As partículas de fumaça se prendem aos íons, e o circuito no detector acusa essa mudança imediatamente (7), acionando o alarme (8). Assim que o incêndio é controlado, e a fumaça é removida, a câmara de detecção fica limpa, os íons voltam a se deslocar entre os eletrodos como antes, o circuito é desligado e o alarme para de tocar.

Questão 127 – ENEM PPL 2022 -

O sensor percebe a fumaça quando ela interrompe o(a)

A) fissão nuclear do gás hélio.

B) passagem de corrente elétrica.

C) transmutação das moléculas do ar.

D) decaimento radioativo do amerício.

E) fusão nuclear entre o hélio e o amerício.

Solução

As partículas de fumaça se aderem aos cátions de modo a interromper a passagem de corrente elétrica e quando isso acontece, o sensor é capaz de detectar tal alteração, fazendo com que o alarme dispare.

Alternativa B

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função