Nos dias atuais, o amplo uso de objetos de plástico gera bastante lixo, que muitas vezes é eliminado pela população por meio da queima. Esse procedimento é prejudicial ao meio ambiente por lançar substâncias poluentes. Para constatar esse problema, um estudante analisou a decomposição térmica do policloreto de vinila (PVC), um tipo de plástico, cuja estrutura é representada na figura.
Para realizar esse experimento, o estudante colocou uma amostra de filme de PVC em um tubo de ensaio e o aqueceu, promovendo a decomposição térmica. Houve a liberação majoritária de um gás diatômico heteronuclear que foi recolhido em um recipiente acoplado ao tubo de ensaio. Esse gás, quando borbulhado em solução alcalina diluída contendo indicador ácido-base, alterou a cor da solução. Além disso, em contato com uma solução aquosa de carbonato de sódio (Na2CO3), liberou gás carbônico
Qual foi o gás liberado majoritariamente na decomposição térmica desse tipo de plástico?
A) H2
B) Cl2
C) CO
D) CO2
E) HCl
Solução
A questão aborda as características de um gás liberado durante a decomposição do PVC. Este gás é diatômico e heteronuclear, ou seja, composto por dois átomos diferentes. Além disso, ele é capaz de neutralizar meios alcalinos, como uma solução de carbonato de sódio (Na2CO3). Para neutralizar uma solução alcalina, que possui caráter básico, é necessário o uso de um ácido. Portanto, o gás liberado é o cloreto de hidrogênio (HCl), que em meio aquoso libera íons H+, caracterizando-o como um ácido e satisfazendo todas as características mencionadas no enunciado da questão.
Alternativa E