A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.
Assim, existem bicamadas lipídicas com diferentes composições de fosfolipídios, como as mostradas de I a V.
Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V
Solução
Quanto menor a força intermolecular, maior a fluidez. Isso ocorre devido a dois fatores principais:
– Quanto maior o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas, ou seja, quanto mais ligações duplas (representada pelas dobras) existirem, menor o contato entre as caudas hidrocarbônicas, diminuindo os pontos de interação intermolecular e aumentando a fluidez.
– Quanto menor o tamanho da cadeia das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, menor é a força intermolecular entre elas. As cadeias mais curtas possuem menos pontos de contato entre si, facilitando o movimento das moléculas na membrana.
Portanto, esses dois aspectos influenciam diretamente na fluidez da membrana lipídica, o que está melhor representado na estrutura II.
Alternativa B