Em derramamentos de óleo no mar, os produtos conhecidos como “dispersantes” são usados para reduzir a tensão superficial do petróleo derramado, permitindo que o vento e as ondas “quebrem” a mancha em gotículas microscópicas. Estas são dispersadas pela água do mar antes que a mancha de petróleo atinja a costa. Na tentativa de fazer uma reprodução do efeito desse produto em casa, um estudante prepara um recipiente contendo água e gotas de óleo de soja. Há disponível apenas azeite, vinagre, detergente, água sanitária e sal de cozinha.
Qual dos materiais disponíveis provoca uma ação semelhante à situação descrita?
A) Azeite.
B) Vinagre.
C) Detergente.
D) Água sanitária.
E) Sal de cozinha.
Solução
O detergente atua como uma espécie de “ponte” entre a água e o óleo. Sua estrutura anfifílica possui duas partes: uma região hidrofílica (que gosta de água) e uma região hidrofóbica (que não gosta de água, mas interage bem com óleos e gorduras).
Quando o detergente é adicionado a uma mistura de água e óleo, as moléculas de detergente se posicionam de forma que suas partes hidrofílicas se ligam à água e suas partes hidrofóbicas se ligam ao óleo. Isso reduz a tensão superficial do óleo e permite que ele se quebre em pequenas gotículas que se dispersam na água. Esse processo ajuda a formar uma emulsão estável, facilitando a remoção ou a dispersão do óleo, assim como os dispersantes ajudam a lidar com o óleo em derramamentos no mar.
Alternativa C