A horticultura tem sido recomendada para a agricultura familiar, porém as perdas são grandes devido à escassez de processos compatíveis para conservar frutas e hortaliças. O processo, denominado desidratação osmótica, tem se mostrado uma alternativa importante nesse sentido, pois origina produtos com boas condições de armazenamento e qualidade semelhante à matéria-prima.
GOMES, A. T.; CEREDA, M. P.; VILPOUX, O. Desidratação osmótica: uma tecnologia de
baixo custo para o desenvolvimento da agricultura familiar. Revista Brasileira de Gestão e
Desenvolvimento Regional, n. 3, set.-dez. 2007 (adaptado).
Esse processo para conservar os alimentos remove a água por
A) aumento do ponto de ebulição do solvente.
B) passagem do soluto através de uma membrana semipermeável.
C) utilização de solutos voláteis, que facilitam a evaporação do solvente.
D) aumento da volatilidade do solvente pela adição de solutos ao produto.
E) pressão gerada pela diferença de concentração entre o produto e a solução.
Solução
O processo de desidratação osmótica é uma técnica eficiente para conservar frutas e hortaliças, aproveitando um mecanismo específico para remover a água dos alimentos.
Esta técnica utiliza uma solução com alta concentração de soluto. Devido à diferença de concentração entre a solução e o interior do alimento, a água presente no alimento flui para fora do alimento e se move em direção à solução concentrada. Esse movimento da água reduz o teor hídrico do alimento, ajudando a preservá-lo por mais tempo.
A osmose é o processo físico pelo qual a água se move através de uma membrana semipermeável, de uma região com menor concentração de soluto para uma região com maior concentração de soluto, até que as concentrações se igualem. No contexto da desidratação osmótica, a solução externa tem uma alta concentração de soluto, o que causa a saída de água dos alimentos para fora, resultando na sua desidratação.
Alternativa E