A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25 °C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:
Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o
A) sulfeto de sódio.
B) cloreto de amônio.
C) dióxido de enxofre.
D) dióxido de carbono.
E) carbonato de cálcio.
Solução
Para corrigir os problemas ambientais causados pela drenagem ácida de minas, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o carbonato de cálcio.
O carbonato de cálcio é um sal de caráter básico e, portanto, reage com o ácido presente na drenagem, neutralizando-o.
Embora o sulfeto de sódio (Na₂S) também apresente caráter básico e possa neutralizar ácidos, não é a solução ideal para tratar a drenagem, pois a reação pode gerar compostos bastante tóxicos, como o gás sulfídrico (H2S). A adição de carbonato de cálcio é preferida porque, além de neutralizar o ácido, não forma produtos com toxicidade relevante.
Alternativa E