A varfarina é um fármaco que diminui a agregação plaquetária, e por isso é utilizada como anticoagulante, desde que esteja presente no plasma, com uma concentração superior a 1,0 mg/L. Entretanto, concentrações plasmáticas superiores a 4,0 mg/L podem desencadear hemorragias. As moléculas desse fármaco ficam retidas no espaço intravascular e dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume. Em um medicamento, a varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL. Um indivíduo adulto, com volume sanguíneo total de 5,0 L, será submetido a um tratamento com solução injetável desse medicamento.
Qual é o máximo volume da solução do medicamento que pode ser administrado a esse indivíduo, pela via intravenosa, de maneira que não ocorram hemorragias causadas pelo anticoagulante?
A) 1,0 mL
B) 1,7 mL
C) 2,7 mL
D) 4,0 mL
E) 6,7 mL
Solução
O enunciado indicou que o volume sanguíneo do indivíduo é de 5 litros. Entretanto, 60% do volume corresponde ao plasma. Portanto, o volume de plasma é de 3 L:
5 L ——– 100% do volume de sangue
x ———– 60% do volume de plasma
x = 3 L de plasma.
A quantidade máxima de varfarina que uma pessoa pode ingerir sem causar hemorragias é de 4 mg para cada 1 L de plasma (4,0 mg/L). Se o indivíduo em questão possui 3 L de plasma, ele pode ingerir, portanto, o triplo: 12 mg
Sabendo que a varfarina será administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL, precisamos calcular o volume máximo de solução de varfarina que poderá ser consumida em segurança:
3 mg ——— 1 mL
12 mg ——- y
y = 4 mL
Isso significa que em 4 mL da solução de concentração 3mg/mL, estarão presentes 12 mg de varfarina. Assim, o máximo volume da solução que pode ser administrado ao indivíduo sem exceder a concentração segura no plasma é de 4,0 mL.
Alternativa D