Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: http://www.oliberal.com.br.
O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a
A) filtração.
B) cloração.
C) coagulação.
D) fluoretação.
E) decantação.
Solução
Diversos problemas de saúde provocados por microrganismos podem ser atenuados ou solucionados a partir da adição de substâncias bactericidas durante o tratamento das águas. A cloração é o método mais econômico e amplamente utilizado para a desinfecção da água em sistemas públicos. Esta etapa do tratamento é crucial, pois é especificamente dedicada à eliminação dos microrganismos.
Portanto, a cloração se mostra como o procedimento mais adequado para tratar a água dos rios utilizados pela população ribeirinha, garantindo sua potabilidade e segurança.
Alternativa B