Questão 36 – ENEM 2009

Questão 36 – ENEM 2009

O uso de protetores solares em situações de grande exposição aos raios solares como, por exemplo, nas praias, é de grande importância para a saúde. As moléculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anéis aromáticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas são capazes de absorver a radiação ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugação é definida como a ocorrência de alternância entre ligações simples e duplas em uma molécula. Outra propriedade das moléculas em questão é apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsável por reduzir a solubilidade do composto em água, o que impede sua rápida remoção quando do contato com a água.

De acordo com as considerações do texto, qual das moléculas apresentadas a seguir é a mais adequada para funcionar como molécula ativa de protetores solares?

Questão 36 – ENEM 2009 -

Solução

A molécula adequada para compor a formulação de um protetor solar deve apresentar um anel aromático e, portanto, podemos desconsiderar a alternativa B. Além disso, o anel aromático deve estar conjugado com grupo carbonila (C=O). Isso significa que uma dupla ligação deve estar presente entre o anel e a carbonila, com isso não as moléculas das alternativas C e D não são boas opções. Por fim, a estrutura ideal ainda deve apresentar uma extremidade apolar, de modo a reduzir a solubilidade em água. Logo, a estrutura presente em E se torna a mais adequada, pois possui uma extremidade formada por carbono e hidrogênio, enquanto a molécula apresentada em A possui um grupo carboxila, que confere maior polaridade à estrutura e a deixa menos eficiente para os protetores solares.

Alternativa E

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!