Uma concessionária de automóveis revende atualmente três marcas de veículos, A, B e C, que são responsáveis por 50%, 30% e 20%, respectivamente, de sua arrecadação. Atualmente, o faturamento médio mensal dessa empresa é de R$ 150 000,00. A direção dessa empresa estima que, após uma campanha publicitária a ser realizada, ocorrerá uma elevação de 20%, 30% e 10% na arrecadação com as marcas A, B e C, respectivamente.
Se os resultados estimados na arrecadação forem alcançados, o faturamento médio mensal da empresa passará a ser de
A) R$ 180 000,00.
B) R$ 181 500,00.
C) R$ 187 500,00.
D) R$ 240 000,00.
E) R$ 257 400,00.
Solução
A marca A arrecadava
0,5*150000 = 75000 reais
e passou a arrecadar
1,2*75000 = 90000 reais
A B arrecadava
0,3*150000 = 45000 reais
e passou a arrecadar
1,3*45000 = 58500 reaus
A C arrecadava
0,2*150000 = 30000 reais
e passoa a arrecadar
1,1*30000 = 33000 reais
Somando todas as novas arrecadações
90000 + 58500 + 33000 = 181500 reais
Alternativa B