oxicidade do cianeto
A produção de ATP depende do gradiente de prótons gerado pela cadeia respiratória. Nessas reações, os elétrons provenientes da oxidação do NADH em NAD+ percorrem a cadeia até chegarem à citocromo c oxidase reduzindo o Fe3+ a Fe2+. O oxigênio atua como aceptor final desses elétrons formando água. O cianeto é uma espécie química altamente tóxica que tem grande afinidade pelo Fe3+. Quando células são expostas ao cianeto, ele se liga ao sítio de Fe3+ da citocromo c oxidase, impedindo a sua conversão em Fe2+ e bloqueando a cadeia respiratória.
Esse bloqueio aumenta a concentração celular de
A) ATP.
B) água.
C) NADH.
D) dióxido de carbono.
E) citocromo c oxidase.
Solução
Quando o cianeto entra em contato com as células, ele se liga ao sítio de Fe3+ da citocromo c oxidase, impedindo sua conversão em Fe2+. Isso causa um bloqueio na cadeia respiratória, o que interrompe a produção de ATP(diminuição da concentração de ATP). Além disso, o oxigênio não consegue mais atuar como aceptor final de elétrons para formar água (diminuição da concentração de água).
A produção de dióxido de carbono não está diretamente ligada à cadeia respiratória ou à fosforilação oxidativa. O citocromo c oxidase é a enzima onde o cianeto se liga, bloqueando a cadeia respiratória.
Na cadeia respiratória, o NADH é oxidado para NAD+, contribuindo para o transporte de elétrons. Com o bloqueio da cadeia respiratória pelo cianeto, essa oxidação é interrompida, levando a um acúmulo de NADH na célula (aumento da concentração de NADH).
Alternativa C