Deserto de sal
O silêncio ajuda a compor a trilha que se ouve na caminhada pelo Salar de Atacama.
Com 100 quilômetros de extensão, o Salar de Atacama é o terceiro maior deserto de sal do mundo. De acordo com estudo publicado pela Universidade do Chile, o Salar de Atacama é uma depressão de 3 500 quilômetros quadrados entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira de Domeiko. Sua origem está no movimento das placas tectônicas. Mais tarde, a água evaporou-se e, desta forma, surgiram os desertos de sal do Atacama. Além da crosta de sal que recobre a superfície, há lagoas formadas pelo degelo de neve acumulada nas montanhas.
FORNER, V. Terra da Gente, n. 96, abr. 2012.
Os gêneros textuais são textos materializados que circulam socialmente. O texto Deserto de sal foi veiculado em uma revista de circulação mensal. Pelas estratégias linguísticas exploradas, conclui-se que o fragmento apresentado pertence ao gênero
A) relato, pela apresentação de acontecimentos ocorridos durante uma viagem ao Salar de Atacama.
B) verbete, pela apresentação de uma definição e de exemplos sobre o termo Salar de Atacama.
C) artigo de opinião, pela apresentação de uma tese e de argumentos sobre o Salar de Atacama.
D) reportagem, pela apresentação de informações e de dados sobre o Salar de Atacama.
E) resenha, pela apresentação, descrição e avaliação do Salar de Atacama.
Solução
O texto fornece dados informativos, como a extensão e a formação geológica do Salar de Atacama, além de detalhes sobre o local, como a presença de lagoas e a crosta de sal. Esses elementos caracterizam uma reportagem, cujo objetivo é informar o leitor sobre um tema específico, neste caso, o deserto de sal.
Alternativa D