Os gargalos rodoviários do Brasil e o caótico trânsito das suas metrópoles forçam os governos estaduais e federal a retomar os planos de implantação dos trens regionais. Durante as últimas quatro décadas, a malha ferroviária foi esquecida e sucateada, tanto que hoje, em todo o país, apenas duas linhas de passageiros estão em funcionamento. Transportam 1,5 milhão de pessoas entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) e entre São Luís (MA) e Carajás (PA) ― as duas operadas pela mineradora Vale. Nos anos 1960, mais de 100 milhões de passageiros utilizavam trens interurbanos no território nacional.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 set. 2010.
O sucateamento do meio de transporte descrito foi provocado pela
A) redução da demanda populacional por trens interurbanos.
B) inadequação dos trajetos em função da extensão do país.
C) precarização tecnológica frente a outros meios de deslocamento.
D) priorização da malha rodoviária no período de modernização do espaço.
E) ampliação dos problemas ambientais associados à conservação das ferrovias.
Solução
O sucateamento das ferrovias no Brasil foi causado pela priorização da malha rodoviária no período de modernização do espaço. Durante as décadas de 1960 e 1970, o governo brasileiro concentrou seus esforços no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária, o que resultou no desinvestimento e na negligência das ferrovias. Esse foco nas rodovias levou ao abandono e deterioração das linhas ferroviárias, reduzindo significativamente o transporte ferroviário interurbano. Portanto, a priorização das estradas em detrimento das ferrovias foi o principal fator para o sucateamento do meio de transporte ferroviário no país.
Alternativa D