Testes
Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet. O nome do teste era tentador: “O que Freud diria de você”. Uau. Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento”. Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise, e ele acertou na mosca.
Estava com tempo sobrando, e curiosidade é algo que não me falta, então resolvi voltar ao teste e responder tudo diferente do que havia respondido antes. Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver com minha personalidade. E fui conferir o resultado, que dizia o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os 12 anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento”.
MEDEIROS, M. Doidas e santas. Porto Alegre, 2008 (adaptado).
Quanto às influências que a internet pode exercer sobre os usuários, a autora expressa uma reação irônica no trecho:
A) “Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver”.
B) “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos”.
C) “Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet”.
D) “Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte”.
E) “Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise”.
Solução
A ironia no texto está presente quando a autora afirma que ficou “radiante” por ter feito uma “consulta paranormal com o pai da psicanálise”. O uso dessa expressão é propositalmente exagerado, pois, na realidade, ela não consultou Freud, mas participou de um teste online. O tom irônico sugere a surpresa e a descrença da autora quanto à eficácia ou seriedade desse tipo de ferramenta.
Alternativa E