Em uma residência com aquecimento central, um reservatório é alimentado com água fria, que é aquecida na base do reservatório e, a seguir, distribuída para as torneiras. De modo a obter a melhor eficiência de aquecimento com menor consumo energético, foram feitos alguns testes com diferentes configurações, modificando-se as posições de entrada de água fria e de saída de água quente no reservatório, conforme a figura. Em todos os testes, as vazões de entrada e saída foram mantidas iguais e constantes.
A configuração mais eficiente para a instalação dos pontos de entrada e saída de água no reservatório é, respectivamente, nas posições
A) 1 e 4.
B) 1 e 6.
C) 2 e 5.
D) 3 e 4.
E) 3 e 5.
Solução
A água fria precisa ser esquentada. Então, intuitivamente, a água fria deve ficar o mais próximo possível do aquecedor. O melhor ponto de entrada para que isso ocorra é o 3.
Não é desejável que a água fria saia. Intuitivamente, o ponto de saída deve situar-se o mais longe possível do ponto de entrada de água fria, ou seja, em 4.
Para concluir, é importante saber que a água fria é mais densa que a quente e, por isso, a tendência é que ela fique em baixo.
Alternativa D